A Natureza e o gosto dos Alimentos

A natureza e o gosto são as propriedades mais importantes do alimento. A natureza da comida e classificada em fria, fresca, morna e quente, o que chamamos de “as quAlimentosatro naturezas”. Na pratica elas se dividem em dois tipos básicos: frio e quente.

De acordo com a classificação do material dietético os alimentos tem paladar assim como as ervas medicinais. As categorias empregadas são os cinco sabores: azedo, amargo, doce, salgado e pungente ou ocre. Sabores diferentes possuem diferentes ações, por exemplo algumas carnes assim como alguns órgãos animais podem ser rotulados como sendo doce pela sua função nutritiva, quando na realidade eles não tem este sabor.

Geralmente sabor azedo/acido pode agir na diminuição da transpiração, parar uma diarréia ou curar uma emissão seminal. Comidas que tem sabor azedo/acido ou mesmo doce/azedo como ameixa, tamarindo e vinagre, tem efeito de promover a produção de fluidos no corpo. O gosto amargo tem efeito antipirético e pode aliviar asma e tosse como um purgativo; peras, azeitonas chinesas e dente de leão são exemplos de alimentos com esta finalidade. O gosto doce e usado para ajudar na debilidade e regularização do Estomago assim como aliviar espasmos e dores. Castanha, doce de abricó, amêndoa, abobora, uvas, tâmaras, mate, carne animal e vísceras são todos exemplos de comidas doces que tem efeito suadavel no Estomago. O gosto pungente ou ocre incorpora alimentos de natureza quente, apimentadas que são frequentemente de sabor aromático. Elas induzem a perspiração e promovem a circulação do Qi.

Advertisements

About acuherbdr

Dr. Elisabete Alves de Souza, DAOM, have over a decade of clinical experience. She is part of a Daoist lineage that focuses on achieving greater states of health. Dr. de Souza have drawn from many studies in Brazil, California, New York, Chicago and more to create her own innovative nutrition treatments. She treats different types of conditions and symptoms in a non agresive way, transforming and fortifying your health with her unique knowledge and technique.
This entry was posted in Nutrição. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s